Escola antitapetão é lançada no DF
Advogados e juízes interessados pelo tema saem de ambiente virtual para criar academia nacional e discutir temas polêmicos do esporte
Casos como a decisão judicial que determinou o rebaixamento da Portuguesa à Série B, o projeto de renegociação das dívidas dos clubes e questões de doping no meio esportivo, por exemplo, ganharam mais um espaço de debate no Brasil. No fim do mês, a Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD) será, oficialmente inaugurada, em Brasília. Com representantes das cinco regiões do país, a entidade deverá atuar, de maneira independente, para ampliar a discussão sobre temas polêmicos.
A ideia de criar a academia surgiu de fóruns de debate on-line entre juízes e advogados que se interessam pelo tema. Do meio virtual para mesas de discussão, o grupo decidiu fundar formalmente a entidade, mas não abrirá mão da tecnologia para continuar o trabalho. Segundo os juristas, a ferramenta é fundamental para interligar as ideias dos 25 especialistas, provenientes de diversas partes do país.
“É um ambiente onde vamos trazer todas as questões mal resolvidas, de todas as modalidades. É um compromisso com o esporte”, destaca o presidente da ANDD e ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Caputo Bastos. Assim, apesar da forte tradição do futebol no Brasil, a academia planeja ser referência no direito desportivo em mais modalidades. “Não vamos nos restringir. Já fomos procurados para consulta sobre a organização de uma federação de skate, por exemplo”, pontua o primeiro suplente da entidade e procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do DF, Fabrício Trindade de Sousa.
Palestras
Anualmente, a Academia Nacional de Direito Desportivo pretende organizar quatro congressos. A primeira edição do Jurisports será na capital federal, em 22 de agosto. Na véspera, os membros e diretores da ANDD tomam posse, em evento solene, com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Entre os palestrantes do primeiro congresso, estão o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez e o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Caio César Vieira Rocha.
Programe-se
Jurisports
Inscrições gratuitas
Data: 21 e 22 de agosto
Local: Plenário principal do TST
Mais informações em www.tst.jus.br/web/jurisports